domingo, 8 de agosto de 2010

Grande Rota do Atlântico!!!

Esta manhã, tal como combinado, fomos deixar o carro da Sandra e o do JP a São João das Lampas.
Tomámos o pequeno almoço e seguimos para o Cabo da Roca no nosso carro. Pelo caminho acho que todos estavamos a pensar se aguentavamos o passeio, mas nenhum estava para dar parte fraca ou desmotivar o resto do pessoal.
Então era este o percurso que nos esperava!!!

GR11/E9 - CAMINHO DO ATLÂNTICO


Ponto de entrada: Cabo da Roca
Ponto de saída: São João das Lampas
Extensão: 27 kmDuração: 8:00 horas
Grau de dificuldade: baixa (era bom...)
Declive: pouco acentuado (até tenho medo de algo acentuado....)
Tipo de itinerário: linear (... linear????)

Pontos interesse: Cabo da Roca, Praia da Adraga, Praia Grande do Rodízio, Azenhas do Mar, Praia da Aguda, Praia do Magoito e S. João das Lampas.

Cá estamos nós a iniciar a nossa caminhada.
Logo nessa altura, ainda a poucos metros do carro começou a chover... e nós sem nada de protecções para esta surpresa. Decidimos continuar, mas eu fiquei com receio de se agravar o tempo e termos de voltar para trás com um pouco mais que um aguaceiro. A Lígia enfiou um saco na cabeça, quem tinha chapéus para o sol usou-os para se proteger da chuva também!!!Sempre e subir a descer lá fomos andando, aproveitando para enchermos os olhos com paisagens lindas sem mão humana e amplas. Nesta fase já estávamos a descer para a Praia da Adraga. A chuva tinha parado e logo mais á frente tínhamos estrada de alcatrão para caminhar. Já aqui estive com o Pedro num passeio. É engraçado voltar aqui.. a pé!!!
O percurso levava-nos agora por uma subida a pique em terreno arenoso. Só de olhar já dava para prever que ia ser um desafio, mas quando começou a chover mais a sério voltei a temer o pior... Quando dava para correr um pouco corria, quando encontrava abrigo de uma árvore aproveitava-o, mas só no topo é que deu para descansar e tentar descontrair meditando!!! O JP também foi fazer o mesmo!!! Macaquinho de emitação!!! LOL
Estivemos parados uns 10 minutos e pensávamos que já estávamos a ficar cansados!!! Nem imaginávamos que nem 1/10 do caminho tínhamos feito!!! LOL Olhem os nossos limites e serem testados e ampliados!!!
Uma ajuda extra estava a ser precisa para a Paula e a Lígia!!! De umas canas fizemos bengalas para elas. Se bem que com a Paula sempre cheia de pena de as cortarmos, mas depois de a ter na mão soube muito bem!!!
As subidas e descidas iam-se sucedendo, tal como as conversas sobre os assuntos que nos tocam e interessam. Cá temos a Sandra a tirar fotos arriscando a sua própria vida!!! O que lhe valeu, foram os calhaus que já trazia nos bolsos a fazerem contra peso!!! Esta é uma das muitas fotos que tirei! É uma vista Praia Grande do topo da falésia.
O pessoal estava a curtir o desafio!!! Mas foi nesta fase que nos perdemos e saímos do nosso trilho.Olha para nós perdidos (mas ainda não sabíamos... LOL)!!!
Voltar ao trilho certo foi complicado, pois o JPS dizia uma coisa, mas as marcações diziam outra.
Tínhamos estado a andar para trás e seguíamos agora por orientação e instinto.
Fomos dar á outra ponta da Praia Grande e voltámos a encontrar as nossas marcações!!!
O nosso próximo local de passagem eram As Azenhas do Mar. Quando lá chegaram, houve um senhor que nos perguntou se íamos para Fátima!!! A Sandra ou a Paula (já não recordo bem) a gozar, disse que sim e ele perguntou quando lá chegaríamos... LOL.
Esclarecemos que estávamos só a caminhar por divertimento, e acho que o homem achou isso uma parvoíce. Se fosse para ir para Fátima tinha lógica na sua cabecinha, mas andar por andar, só pelo prazer que isso dá... era ilógico!!!Já a caminho da Praia das Maças, passámos por esta tenda que tapava o terreno onde foram encontrados fosseis de dinossauros. Eu não vi nada, mas não me senti mal, pois ninguém conseguiu ver nada!!! LOL
Com uma vista fantástica sobre a praia, resolvemos parar para descansar e almoçar!!!Os meus amigos forama “maus” e gozaram comigo de eu trazer uma toalha, talheres e uma salada de tomates com temperos e tudo á parte!!! LOL Descemos a falésia com muita calma e cuidados, pois não era das mais fáceis e a queda ainda era considerável.
Foi um desafio para a Lígia que tem muito medo de descer, mas conseguiu!!!O desafio seguinte foi para o Pedro passar um riacho!!! Tal como na Quinta da Regaleira, o pânico dela voltou e para passar foi com passinhos de bebé e a minha mão a ajudar!!!
Foi um fartote de rir!!! Ninguém imaginava o “mê Pedro” com estes medos!!!Olhem a Lígia toda orgulhosa dela!!! Mais uma prova superada!!!
Aproveitámos as casas de banho da praia para lavarmos mãos e tudo mais. Mesmo lá, as brincadeiras não paravam e conseguimos pôr pessoas a olharem para nós e para as nossas palhaçadas!!!
Parecíamos garotos adolescentes a achar piada e a rir de tudo!!!
Aqui estávamos entre a Praia das Maças e a Praia da Aguda. A praia onde já estive a fotografar com o Pedro. Uma onde parte da descida é feita numa escada assente em ar (quase)!!!
Mais uns minutos para descansar!!! Desta vez deitámo-nos mesmo no chão se vergonha ou pensamento do que pensaria quem nos visse!!!
Nesta fase já estávamos mesmo muito cansados, mas o facto de chegar ao fim da caminha á qual nos tínhamos proposto, dava-nos uma força extra. Houve tempo para umas palhaças da Paula!!!

Andou com um ténis da Sandra que calça uns 4 números a cima!!! Andava de um lado para o outro e ria!!!
Com o destino da Praia do Magoito nas nossa mentes, o ânimo voltou a melhorar. Afinal já não faltava tudo!!! A Lígia já tinha caído, eu já andava só em fato de banho de tanto calor, a Sandra já tinha mais calhaus nos bolsos do que contava, a Paula já stressava com as horas, e o JP e o Pedro eram os que se queixavam menos... mas também estava desejosos por verem os carros!!!
Estas árvores pareciam tiradas do filme “O Estranho Mundo de Jack” do Tim Burton.Eram fantasmagóricas e sombrias. Pareciam “fofinhas” ao olhar, mas eram ásperas e rijas quando lhes toquei.
Lá estava a Praia do Magoito e a nossa última descida antes de lá chegarmos.
Nesta altura, era uma boa hora para uma foto de grupo!!!Sandra, Paula, JP, Pedro, Nivea e Lígia!!!
Hora, foi neste momento que o nosso passeio tomou um rumo mais picante!!! LOL
Podíamos ir por estrada até São João das Lampas, ou seguir o trilho pelo meio do pinhal.
Ora.... vamos pelo pinhal!!! Foi unânime essa decisão!!! Era muito mais divertido e muito mais haver com o nosso espírito!!! Para além disse devia ser mais curto e mais rápido.Passámos por sítios lindos como os destas fotos, mas também passamos por silvas que nos deixaram com arranhões e a sangrar. Depois as marcações ou estavam sumidas, ou estavam viradas para lados que não víamos ou não existiam mesmo.Aqui fiquei com o meu cabelo preso nas silvas e tivemos de passar mesmo assim, pois era a única forma. Estou a sorrir, mas 2 segundos mais tarde estava quase a chorar.Finalmente espaço para respirar!!! Não estava rodeada de silvas que me aleijavam, ou vegetação que não me dava espaço para mexer 10 centímetros.As amoras ainda eram a parte melhor. Enchi a barriga delas. Já nem me preocupava com as dores de barriga que poderia vir a ter... estava desesperada para chegar ao carro.
Quase, quase, quase a chegar ao nosso destino, a Paula optou por chamar um taxi, pois tinha de ir para casa o mais breve possível. O JP ficou triste, tal como nós, mas ela estava mesmo muito preocupada com as cadelas.
Não quero deixar passar em branco as espigas que o meu amor arranjou para mim!!! Para além de amoras, vamos ter milho!!! E cá estamos nós, 9 horas depois de termos saído daqui a chegar e a descansarmos da nossa caminhada.
Aproveitámos para comer o resto do farnel e falarmos da nossa grande aventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz-me o que pensas... LOL